SCORM: O que é e para que serve?


Imagine duas engrenagens de um relógio girando em perfeita sincronia para que a hora esteja sempre certa. Agora, pense que uma das engrenagens seja seu LMS (Learning Management System), a outra seja o curso e-Learning e o resultado disso seja um sistema de treinamento funcionando em perfeita ordem, sem imprevistos, com os funcionários aprendendo e aumentando a produtividade.

Para que essas engrenagens girem em perfeita sincronia, elas foram moldadas pela ferramenta correta. No e-Learning, essa padronização que permite ao LMS carregar o curso e que permite ao curso ser interpretado pelo LMS é o padrão SCORM.

A adoção do padrão SCORM (Sharable Content Object Reference) para a produção e suporte à cursos no formato e-Learning tem como principal benefício a interoperabilidade, ou seja, a padronização técnica que garante a correta comunicação entre cursos on-line e o LMS (Learning Management System).

Para entender a importância de cobrar a certificação SCORM de seu fornecedor, imagine o que aconteceria se precisasse trocá-lo sem que os cursos estivessem padronizados.

O SCORM reduz o impacto das mudanças, facilita os processos de transição, concede flexibilidade, opção de escolha, além da reutilização de objetos de aprendizagem.

Seu LMS é SCORM? Confira no site da ADL todos as organizações certificadas: http://www.adlnet.gov/scorm/scorm-version-1-2 

A certificação SCORM para plataformas LMS é concedida pela ADL (Advanced Distributed Learning). Veja as diferenças entre os níveis de certificação: 

• LMS-RTE1: significa que o LMS implementa apenas os itens obrigatórios do Scorm 1.2
• LMS-RTE2: significa que o LMS implementa todos os itens obrigatórios e pelo menos um (mas não todos) os itens não obrigatórios do Scorm 1.2
• LMS-RTE3: significa que o LMS implementa todos os itens obrigatórios e não obrigatórios do Scorm 1.2

O MicroPower Performa (MicroPower Learning Suite) é certificado pela ADL no nível mais alto de compatibilidade SCORM 1.2 o LMS-RTE3 desde 2007. 

Todos os cursos desenvolvidos pelo Estúdio de Conteúdos da MicroPower são compatíveis com o SCORM 1.2.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading