Programas para acabar com a baixa performance

Soluções que ajudarão a motivar seu time de colaboradores

Apenas 13% dos profissionais são comprometidos e sentem-se engajados para a realização de atividades nas empresas em que atuam, é o que aponta o instituto de pesquisa internacional Gallup, com base em uma pesquisa realizada com colaboradores em 142 países. Em outro levantamento mais segmentado, divulgado em abril deste ano, o instituto verificou que apenas 35% das pessoas em cargos de gerência nos Estados Unidos sentem-se motivadas em seus trabalhos.

Bem abaixo do esperado pelo mercado, esses percentuais assustam a qualquer gestor de RH ou empregador, visto que, cada vez mais, as instituições preocupam-se com a realização de seus funcionários, o que inclui, o prazer em praticar suas atividades diárias, a busca por novos desafios e o crescimento pessoal e profissional. Sem esses “requisitos”, a qualidade do trabalho pode cair, afetar outros colaboradores e, com isso, todos saem perdendo, inclusive, a empresa.

Mas o que fazer para estimular a cultura do comprometimento e para melhorar a performance dos colaboradores? Preparamos uma seleção de programas que ajudarão a acabar com a baixa performance em sua organização. Confira!

  • Programas de Liderança – quando há problemas de baixa performance no time, o problema pode estar na liderança, isto é, na pessoa que comanda esses funcionários desmotivados. Por isso, invista nos melhores programas para seleção e formação de líderes. Esses profissionais capacitados saberão ouvir o time, identificar eventuais problemas e pensar em estratégias para recuperar a confiança e motivação dos colaboradores.
  • Programas de Reconhecimento e Recompensa – além do feedback construtivo constante, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com excelência é um dos maiores motivadores para qualquer colaborador. Mas é importante atentar-se para outras formas de reconhecimento, além do bônus salarial. Para alguns funcionários, um agradecimento público, notificações em murais e ser apontado como “Destaque do Mês” ou “Você faz a diferença” em cerimônias de reconhecimento têm mais impacto do que recompensas financeiras. 
  • Programas de Revisão de Performance – esse tipo de programa ajuda a manter a qualidade dos colaboradores e a identificar eventuais pontos de atenção antes que virem problemas mais graves. Além disso, a empresa poderá acompanhar as expectativas de dos colaboradores, individualmente e em grupo. Para que o programa seja eficaz, as avaliações devem ser feitas com frequência durante o ano. Complementando essa estratégia, a organização também pode criar programas de coaching e mentoring para estimular o desenvolvimento dos colaboradores (auxiliando no processo de autoavaliação do desempenho, estabelecimento de objetivos e definição de processos).

Em busca de mais soluções para desenvolver os talentos de sua organização? A MicroPower conta com diversos serviços que apoiam a gestão do desenvolvimento e da performance de profissionais. O MicroPower Performa, por exemplo, é uma solução que facilita e potencializa a gestão de ciclos de avaliação de desempenho, o alinhamento estratégico de objetivos e a elaboração de planos de desenvolvimento e carreira baseados em competências.  Para saber mais, clique aqui.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading