Cultura da inovação

As pessoas precisam ser estimuladas e treinadas para contribuírem com ideias

Para acompanhar a revolução tecnológica, os profissionais buscam formas de adaptação e superação no mercado de trabalho. Larry Page, presidente e cofundador do Google adiantou em uma entrevista ao jornal americano The Financial Times, no final de 2014, que 90% do trabalho feito atualmente por humanos será realizado por robôs em alguns anos. 

Certo ou errado, Page nos direciona a um dos temas mais comentados do momento: a inovação. Como até agora não temos registros de máquinas criativas ou inovadoras, esse campo ainda é de domínio do homem – ainda bem! Mas o que faz um profissional ser inovador? Há técnicas para estimular essa característica? Como trabalhar a inovação e fazer dela um diferencial em uma empresa? 

A inovação é também uma prática. As pessoas precisam ser estimuladas e treinadas para contribuírem com ideias. Portanto, motivar o time a aprender criar é fundamental e, como em todo método de aprendizado, os profissionais devem ter espaço para pensar, testar e errar. Cada projeto sugerido pode (e deve) aceitar contribuições de outros colaboradores para ser adaptado e melhorado. Nesse processo de criação de uma cultura colaborativa voltada à inovação, todas as áreas da empresa são importantes e devem estar integradas. 

Listamos algumas ações para fomentar processos criativos. Confira!

  • É importante mostrar aos profissionais que a empresa está aberta a inovações e que eles têm liberdade para propor melhorias ao negócio. O feedback deve ser constante, tanto no caso de ideias que podem ser aplicadas, como no caso de propostas inviáveis.
  • Como exemplo, os líderes podem começar o processo de inovação. Propondo ideias e desafios, eles devem incentivar suas equipes a pensar no que pode ser feito para aumentar a produtividade, a qualidade do atendimento, entre outras melhorias.
  • Os erros são uma ótima oportunidade para rever os caminhos e melhorar um projeto. Nesses casos, o apoio da liderança é de vital importância e pode ser a primeira alavanca para uma nova ideia. 
  • Acessibilidade é palavra de ordem em empresas que valorizam inovações. Disponibilize recursos tecnológicos e crie canais de comunicação (blogs, redes sociais corporativas, grupos e meios de estudo e pesquisa) para incentivar o time a compartilhar conhecimento. 
  • Valorize as mentes criativas de sua empresa. As boas ideias devem ser reconhecidas e divulgadas para todos no grupo. Essa é uma excelente estratégia para incentivar e promover a cultura da inovação. 
  • Treine, capacite, proponha atividades que tenham como foco a lógica do negócio. As melhores sugestões virão daqueles que conhecerem a fundo a empresa e suas necessidades. 
Interessado em soluções para estimular a inovação e a troca de ideias entre os colaboradores de sua empresa. Então conheça as soluções da MicroPower e esclareça suas dúvidas com nossos especialistas. 
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading