Hora da pausa

Como o ócio criativo estimula o bem-estar e, consequentemente, a produtividade dos colaboradores

Seja no escritório, em clientes ou fazendo home office, cada vez mais, as pessoas passam a maior parte do tempo trabalhando ou pensando em trabalho. Não apenas para garantir o sustento, mas para sentirem-se úteis, produtivas, em ação. 

Não há problema em amar o trabalho, pelo contrário. É, inclusive, bom para a saúde desempenhar uma atividade motivadora, que dê satisfação. A questão é que as pessoas sentem-se mal quando param e esse peso na consciência faz com que fique difícil desligar o celular ao chegar em casa, cumprir uma hora completa de almoço ou fazer a sesta (mesmo aos sábados e domingos).

Entretanto, o ócio pode ser bastante positivo, conceito trabalhado por um dos mais importantes intelectuais da atualidade, o sociólogo italiano Domenico De Masi, autor do livro Ócio Criativo. Em sua obra, De Masi afirma que é preciso tempo livre para estimular a criatividade, o bem-estar e a inovação.

Parece até brincadeira dizer que um tempo desconectado do trabalho pode gerar bons frutos para o próprio trabalho, mas é exatamente isso que acontece. Minutos dedicados para ler, estudar, conversar, ouvir música, caminhar, mover o corpo ou descansar podem trazer inúmeros benefícios, como:

  • Aumento da concentração
  • Maior retenção de informações
  • Queda do nível de estresse
  • Melhora na qualidade de vida
  • Aumento de produtividade
De olho no comportamento de seus colaboradores, algumas empresas já contam com recursos para estimular os bons hábitos e até para controlar os workaholics. Entre as estratégias utilizadas estão orientações divulgadas pela área de Recursos Humanos relacionadas à saúde, criação de espaços como salas de descompressão, cafeterias e, claro, sistemas de acompanhamento que integram, entre outros pontos, aprendizado ampliado, objetivos e metas, inclusive, com indicações de pausa e respeito aos horários de entrada, almoço e saída. 

A Universidade Corporativa Ampliada vai além da Universidade Corporativa tradicional para reunir esses pontos e integrar, a partir de suas soluções, inovação, produtividade e competitividade com sustentabilidade. Para estimular a motivação, a criatividade e a alta performance em seus colaboradores, entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading