Vídeos interativos

Além de conteúdo específico, voltado às necessidades de seus colaboradores, a qualidade e os recursos do player de vídeo influenciam o desenvolvimento de um bom material

O uso de vídeo em e-Learning passou a ter um papel importante na forma do colaborador aprender e reter informações. Estudos demonstram que a aprendizagem com o auxílio do vídeo aumenta a taxa de retenção. Mas o que torna um vídeo interessante em e-Learning? Esse é um dos grandes desafios de desenvolvedores e empresas. Afinal, não é porque está em formato vídeo e online que um curso se tornará automaticamente dinâmico, interativo e engajador.
 
A produção de um conteúdo diferenciado, que reúna os conceitos mais importantes de uma forma direta e dinâmica depende também da qualidade e dos recursos do player de vídeo. Por isso, é importante ter em mente que nem todos os players são iguais. Claro que todos contam com funções básicas, como iniciar e pausar, porém alguns possibilitam ações de compartilhamento, votação, inserção de call to action e links para outros sites. Dessa forma, a tecnologia do player dependerá de diferentes fatores, entre eles, os diversos sistemas operacionais (versões de Windows, Linux, OS X) e ainda as versões de navegadores em uso, inclusive, navegadores móveis e aplicativos.

De olho nas necessidades do mercado, a MicroPower desenvolveu duas soluções que se complementam: Video4Performance e MicroPower Media Services. A primeira tem como diferencial a criação de vídeos com estratégias personalizadas e o uso da metodologia dos quatro momentos de necessidade de conhecimento:
 
  1. New knowledge: necessidade de capacitar os colaboradores em um novo conhecimento.
  2. More knowledge: necessidade de aprofundar o conhecimento da equipe.
  3. Apply/Remember: necessidade de aplicar conhecimento para fixar o que aprendeu em treinamentos anteriores.
  4. Solve: necessidade de aplicação de treinamento para solucionar problemas.
Já o MicroPower Media Services foi desenvolvido para o armazenamento e compartilhamento de arquivos. Ele possibilita a gestão e a distribuição de vídeos com streaming adaptativo à velocidade de conexão do usuário e o suporte aos principais protocolos de streaming existentes hoje no mercado, entre eles, RTMP, HTTP Streaming (RTMPT, HDS, HLS e HTML5 – Pseudo Streaming), podendo ser usado para outros fins como lançamento de produtos, distribuição de conteúdos no formato de áudio, bem como o download de documentos genéricos, comunicação corporativa e apresentações, além do treinamento a distância (e-Learning). 
 
Para conhecer um pouco mais do universo de criação de conteúdos por vídeos ou diferentes mídias, acesse o site da MicroPower e entre em contato com nossos especialistas. Já está mais do que na hora de sua empresa criar uma experiência efetiva de aprendizado para seus colaboradores.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading