Networking presencial e virtual

Dicas para ajudá-lo a cativar seus contatos

Fazer networking é essencial para manter-se atento às novidades do mercado, buscar oportunidades e até para não perder contato com os colegas de longa data. A construção de uma rede de relacionamentos com base sólida deve ser cativada com dedicação, pois o mais importante é a qualidade dos contatos. Tudo começa com a sua disponibilidade para ajudar as pessoas. É preciso mostrar o que você é ou a solução que tem a oferecer e, assim, criar empatia e vínculos a partir de contatos seguintes.

Com o avanço das tecnologias e crescimento do uso de redes sociais, desde 2013, a porcentagem de brasileiros adeptos ao networking virtual já ultrapassava a daqueles que costumam fazer o presencial (83% versus 72%), de acordo com pesquisa realizada pela Robert Half com 651 executivos brasileiros. Mas os especialistas apontam que a conciliação das duas práticas é a mais indicada. “Muitas pessoas, por timidez, optam por fazer o primeiro contato pelas redes sociais para depois iniciar uma aproximação maior. E quando já se tem um contato pessoal, fica mais fácil estabelecer o virtual depois”, diz Fábio Saad, gerente sênior da divisão de finanças da Robert Half.

Para ajudá-lo com seus contatos virtuais e presenciais, selecionamos sete dicas para um networking de sucesso. Tome nota e mãos à obra!

  1. Reconecte-se aos amigos de infância, faculdade ou das primeiras experiências no mercado de trabalho. A tecnologia e as redes sociais são excelentes aliadas nesse processo. Busque relembrar pontos em comum e situações compartilhadas no passado para conseguir criar novos vínculos com esses contatos. 
  2. Reserve tempo para encontrar esses colegas que não vê há muito tempo.
  3. Planeje fazer cada contato de maneira personalizada, amigável e solícita. 
  4. Não se restrinja apenas a sua área profissional. Leia um pouco de tudo, fique por dentro das novidades, vá a festas e eventos culturais.
  5. Seja ético e não use sua rede de contatos para roubar clientes, projetos, espalhar boatos sobre a concorrência.
  6. Dê atenção às publicações de seus colegas, mostre seu interesse e também compartilhe ideias com eles.
  7. Esteja aberto a novos contatos. Para tanto, busque frequentar eventos e locais diferentes dos de costume. Acredite ou não, bons relacionamentos profissionais também podem ser construídos em passeios a parques, viagens de férias e outras situações de lazer.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading