Melhore seu poder de concentração

Dicas de como manter o foco para a conclusão de atividades importantes

Uma lista gigantesca de tarefas para cumprir até o fim do dia, pessoas andando de um lado para outro do corredor, seu telefone que toca, o telefone do vizinho que toca, o gestor que precisa de uma informação, tudo acontece ao mesmo tempo e, claro, no meio de uma atividade que precisa da máxima concentração. Como manter o foco? Selecionamos algumas ações que irão ajudá-lo nessa missão.

Durma bem
Estar com o sono em dia significa fortalecer uma série de funções do organismo, inclusive, o sistema nervoso central, a capacidade de memorização, do aprendizado e da concentração. Sem citar o poder de relaxamento. Portanto, é imprescindível que coloque no topo de sua lista de prioridades uma excelente noite de sono.

Ouça música
Os estímulos que recebemos simultaneamente são inúmeros, por isso fica complicado (e extremamente cansativo) manter a atenção em apenas uma tarefa. Assim, quando possível, oscile a concentração entre duas atividades, como finalizar um texto e ouvir música. Isso vai auxiliá-lo a descansar o cérebro e a manter-se mais concentrado.

Pausas programadas
As pausas são importantíssimas para que se consiga manter a produtividade. Elas podem ser programadas, inclusive, para aqueles momentos em que sabemos que o corpo vai entrar no “modo preguiça” ou “modo inoperante”, algo que inevitavelmente já aconteceu com você. Dúvida? 

Um exemplo clássico: já passa um tempinho desde que voltou do almoço e você percebe que está com o olhar fixo em uma planilha de custos ou qualquer outro relatório sem conseguir processar uma vírgula do documento. Pois é... Observe se isso acontece todo dia e programe sua pausa justamente para esse período. Aproveite para tomar um cafezinho ou comer alguma coisa e conversar com os colegas, renovar as ideias, descansar a mente. E, claro, programe pausas como essa, com cerca de 10 ou 15 minutos, ao longo do seu dia de trabalho.

No ritmo
Sempre que possível, procure manter o mesmo ritmo de trabalho. Não relaxe demais (isso é preguiça e estagnação) ou tente extrapolar e produzir por uma semana em um único dia. Isso apenas o deixará sobrecarregado, desmotivado e ansioso, o que diminuirá suas chances de concentração.

Estabeleça prazos
Os deadlines são perfeitos agentes motivacionais. Nada melhor que uma data para nos fazer produzir com foco. Por isso, trabalhe com prazos bem estabelecidos e procure fazer um planejamento para poder produzir “com folga”, de forma mais tranquila. 
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading