Treinamentos de indução: porque a primeira impressão é a que fica

Uma integração bem planejada pode ser a chance de mostrar aos novos colaboradores que a sua empresa é o melhor lugar estar

O primeiro dia de trabalho em uma empresa funciona como uma pesquisa de campo. Os novos colaboradores atentam-se a tudo: da mobília à forma como as pessoas interagem. E, ao final do expediente, eles já sabem exatamente se irão estruturar a carreira na instituição ou se permanecerão no emprego até encontrar uma nova oportunidade (de preferência, na semana seguinte).

Por isso, as empresas precisam criar uma experiência de integração única, um treinamento de indução capaz de “hipnotizar” os participantes, transmitindo a cultura organizacional e todas as orientações necessárias para o início de suas atividades. É aí que o e-Learning pode ser bastante útil. Confira como!

  • Para diminuir os custos de operação
Imagine poupar tempo e dinheiro, é isso o que vai acontecer quando você optar pela integração online. Você não precisará de outros colaboradores para fazer apresentações, orientações ou ainda para motivar. Não precisará conciliar agendas, providenciar material impresso de apoio ou qualquer outro recurso de indução e, muito menos, ter a difícil missão de treinar um dos representantes para transmitir a mensagem em nome da instituição. A solução online fará esse trabalho de forma precisa.

  • Para entregar a real mensagem 
Muita coisa pode acontecer quando a integração é feita “cara a cara”. O colaborador que ficou encarregado de receber os novos contratados pode não estar em um bom dia (não tão receptivo) ou ainda ter de correr para uma emergência e atrasar ou faltar no dia da integração. Por isso, quando a empresa fornece um treinamento de indução online, aumenta suas chances de criar a melhor impressão para seu novo time.

  • Para dar autonomia aos novos contratados
Pelo treinamento de integração em formato online, a empresa passa para as mãos dos novos colaboradores o controle da situação, isto é, permite que eles acessem as informações à sua maneira, quando acharem mais conveniente. Com isso, além de demonstrar sua estratégia de acessibilidade e flexibilidade, a organização permite aos colaboradores trabalhar com conteúdo em seu próprio ritmo.

  • Para atingir 100% de conformidade
O acompanhamento online dos novos colaboradores irá reduzir riscos e poderá reforçar conceitos que dificilmente poderiam ser trabalhados presencialmente, tendo em vista fatores como cronograma (respeito ao tempo de duração de cada etapa da integração) e número de participantes (em uma integração com 50 colaboradores, por exemplo, é impossível dar atenção a dúvidas levantadas por todos). A integração online ainda vai garantir que todos fiquem cientes de questões básicas, porém, extremamente importantes, como um plano de evacuação da área, no caso de emergências.

Referência: Portal e-Learning Industry 
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter

Pingbacks and trackbacks (1)+

Loading