O uso de animações em quadro branco no e-Learning

Um dos mais populares métodos de produção de conteúdo para treinamentos online

O processo de aprendizado tem ficado muito mais simples e dinâmico com os avanços tecnológicos, cenário perfeito para os profissionais de treinamento que utilizam cursos em formato e-Learning para capacitar os colaboradores de suas organizações. 

As animações em quadro branco, por exemplo, já são um dos mais populares métodos de produção de conteúdo para treinamentos online. Na técnica, ser breve e direto é essencial; as imagens desenhadas no quadro branco estabelecem uma linha de raciocínio e definem conceitos para os participantes, que acompanham o passo a passo do processo. De forma simples, é um storyboard animado em forma sequencial que geralmente conta com trechos curtos de texto, narração (voz-over) e até músicas de fundo para ajudar a elucidar as ideias do curso e envolver os colaboradores.

Modelo de animação em quadro branco criado pelo Estúdio de Conteúdos da MicroPower, que desenvolve cursos sob medida no formato e-Learning, criados por uma equipe multidisciplinar composta por coordenadores de projeto, designers instrucionais, ilustradores, programadores, tradutores, revisores, locutores e profissionais de QA (quality assurance).

Animações em quadro branco apresentam uma série de benefícios, especialmente, em treinamentos corporativos e de aprendizagem. Confira alguns deles!

Reforçar conhecimento
Animações em quadro branco podem complementar treinamentos ministrados em salas de aula ou até materiais de apostilas. A animação consegue concentrar as ideias principais de um conteúdo disponibilizado em forma de texto de forma simplificada e dinâmica. Isso faz com que a informação se torne mais fácil de ser consumida, compreendida e retida. Um vídeo de animação curto antes do início de um curso também pode incutir curiosidade para que o colaborador participante queira saber mais a respeito do tema. 

Auxiliar em processos complexos
Processos complexos – como o trabalho ou a manutenção de máquinas, de montagem das peças, entre outras atividades – pode ser dividido e ilustrado com a ajuda das animações em quadro branco. Ao contrário de imagens estáticas, esses vídeos extremamente demonstrativos ajudam o aluno a compreender melhor por meio de um passo a passo bastante detalhado.

Ferramentas de marketing
Mais dinâmicas e informais, essas animações são verdadeiras ferramentas de marketing para a sua organização. Elas podem ser usadas para gerar interesse dos colaboradores em um novo processo ou ferramenta. Além disso, as animações podem ajudar a engajar equipes, destacando crenças organizacionais, metas e realizações. 

Referência: Portal e-Learning Industry
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading