Aspectos importantes em uma avaliação de e-Learning

Como a área de T&D pode criar avaliações interessantes, que consigam resultar em bons feedbacks para a melhoria dos cursos

A avaliação de um curso e-Learning é fundamental para que a área de treinamento e desenvolvimento consiga transmitir conhecimento de maneira mais efetiva aos colaboradores, aprimorando, assim, a experiência de aprendizado. Mas como fazer essa avaliação?

Garantimos que preparar um bloco de perguntas aleatórias só deixará seus colaboradores entediados. É preciso organizar uma avaliação tão interessante quanto o treinamento, pautada pelos aspectos mais importantes para a garantia da total compreensão dos participantes e, consequentemente, de melhores resultados. O que você deve fazer é atentar-se a esses pontos, dividi-los em blocos (tópicos ou categorias) e elaborar o mínimo de questões.

Com base em uma publicação do portal e-Learning Industry, preparamos uma série de posts que irão detalhar esses aspectos mais importantes do e-Learning. As dicas irão ajudá-lo a levantar feedbacks preciosos e, assim, revisar e melhorar seus treinamentos. Confira os destaques das três primeiras categorias!

Conteúdo – Sem dúvida, esse é o elemento mais importante de seu treinamento. Por isso, é preciso fazer questões em sua avaliação que esclareçam se o assunto tratado foi de fato relevante, se agregou valor ao participante do curso, se foi completo ou se o colaborador sentiu falta de mais material ou mais fontes para pesquisa e, claro, se os exemplos, histórias e cenários utilizados foram esclarecedores.

Metas e objetivos – É preciso avaliar se metas e objetivos foram claramente identificados pelos participantes. Portanto, certifique-se de que o conteúdo ofereceu benefícios reais (valor) aos colaboradores desde o início do curso. Entenda com os participantes quais metas e objetivos eles gostariam que o curso cobrisse, isto é, o que você deveria ter incluído no e-Learning.

Estrutura – Garantir que a sequência do curso facilitou o processo de compreensão é de extrema importância. Por isso, avalie se o conteúdo foi apresentado com uma sequência lógica, de forma fluente e simples de entender; se todos os componentes e conceitos foram consistentemente organizados durante todo o curso.

Referência: Portal e-Learning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading