Aspectos importantes em uma avaliação de e-Learning – parte 2

Como a área de T&D pode criar avaliações interessantes, que consigam resultar em bons feedbacks para a melhoria dos cursos

Dando sequência ao conteúdo sobre os pontos que merecem mais atenção quando o assunto é avaliação de e-Learning, confira novas categorias selecionadas!

Design – Os participantes acharam seu curso visualmente atraente? Esse aspecto é extremamente importante e ajuda, inclusive, no processo de retenção do conteúdo. Por isso, peça a eles que, de forma breve, expliquem o que mais chamou atenção no material e o que pode ser melhorado. Pergunte se o layout (formato, composição de elementos como gráficos, cores e até o tipo de fonte) facilitou a compreensão.

Tempo – Verifique quanto tempo os participantes levaram para concluir o curso. Pergunte se o tempo de curso foi razoável, muito extenso ou curto; verifique quanto tempo extra cada colaborador usou com atividades relacionadas ao curso, como em discussões em comunidades online.

Interatividade – Avalie se os recursos interativos favoreceram o aprendizado e a transmissão de conceitos; se a partir da “chamada para ação”, os participantes tiveram mais insights. Pergunte se os elementos de interação foram suficientes, razoáveis, apropriados (de acordo com o conteúdo). Esclareça também se houve algum tipo de dificuldade relacionada ao sistema e à tecnologia.

Avaliações e contribuição profissional – Para medir a evolução dos participantes, você provavelmente criou testes e quizzes em seu e-Learning. Dessa forma, peça para sua audiência avaliar tais testes: foram relevantes, ajudaram no processo de aprendizagem, as questões tinham qualidade, estimulavam o aprofundamento nos temas propostos em aula? Entenda se os testes poderiam ser aperfeiçoados de alguma forma (mais ou menos questões, enfoque). Outro ponto importante está relacionado ao retorno que os colaboradores receberam dos testes (seu feedback): questione se foi construtivo e claro. E de forma geral durante o curso, como foi sua mediação em discussões online; você conseguiu atender a todos; integrou o grupo; estimulou parcerias? As respostas que virão a partir dessas perguntas irão ajudá-lo a aprimorar sua atuação em futuros treinamentos.

Referência: Portal e-Learning Industry

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