O papel do CLO

As atribuições do profissional que trabalha estrategicamente pelo sucesso da empresa por meio da capacitação dos colaboradores

Num futuro não tão distante, o mercado exigirá que as pessoas se desenvolvam numa velocidade bem acima do que hoje achamos natural. Antecipando essa transformação, os líderes de diferentes áreas já buscam desenvolver suas equipes para aproveitar o que há de melhor nos colaboradores e, assim, obter resultados para suas organizações. 

Nesse contexto, o Chief Learning Officer (CLO) ou diretor executivo de aprendizagem trabalha para dar suporte à empresa por meio da capacitação de seus colaboradores. “O aprendizado deve ser integrado à execução da estratégia, desenvolvido colaborativamente, estendido tanto no tempo como nas regiões geográficas em uma execução rápida e sem interrupções, e deve gerar resultados financeiros valiosos”, detalha Nick van Dam na obra 25 Melhores práticas em aprendizagem e desenvolvimento de talentos

Para o especialista, surge dessa necessidade um novo papel para CLOs que envolve desempenho estratégico em uma série de campos importantes. Confira os principais deles:

Estabelecimento de uma estrutura de governança de aprendizado: fundamental para engajar e dar suporte a líderes e colaboradores, além de otimizar a implantação e adoção de novas iniciativas de educação corporativa.

Construção da imagem de bom empregador: investir em aprendizagem e fazer com que sua empresa seja reconhecida pelos colaboradores e pelo mercado como “uma das melhores empresas para se trabalhar”. 

Integração do aprendizado a práticas de gestão de desempenho: de maneira que o colaborador possa criar seu próprio plano de aprendizado e acompanhar o desenvolvimento.

Criação e suporte de uma plataforma de aprendizagem e colaboração que envolva toda a corporação: essa plataforma facilitará o acesso às informações e ao aprendizado, além de promover a troca de experiências entre todos os colaboradores do grupo. 

Fornecimento de recursos para a criação e compartilhamento de conhecimento: é papel do CLO garantir que ferramentas que facilitem a distribuição do conhecimento, tais como redes corporativas e salas de aula virtuais, estejam disponíveis a todos do grupo e que tenham o devido suporte tecnológico.

Design de soluções híbridas de aprendizado: investir na combinação de novos designs de soluções de aprendizado: sala de aula, aprendizado online, comunidades de prática, coaching e mentoring, entre outros.

Oferecer meios para gerar conhecimento e mensurar a aprendizagem: criar ferramentas e métodos para estimular o desenvolvimento dos colaboradores – entre eles, cursos de e-Learningpodcasts, simulações, seminários – e, com isso, apresentar o impacto positivo do aprendizado no negócio, garantindo novos investimentos.

Referência: 25 Melhores práticas em aprendizagem e desenvolvimento de talentos, de Nick van Dam.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading