A importância do reforço positivo

Muitos benefícios podem surgir a partir do momento em que os gestores passam a fornecer reforço positivo

 

Estímulo a um tipo de comportamento, o reforço positivo (inclusive em treinamentos online) pode não somente aumentar a confiança do colaborador em suas habilidades e na capacidade de cumprir tarefas, como também incentivar a motivação e o engajamento para o aprendizado.

 

Para tanto, é preciso sincronia. A resposta não pode ser antecipada ou vir muito tempo depois da ocorrência. Além disso, o reforço positivo deve ter significado para quem faz a ação e para quem recebe. Por isso, é fundamental que o gestor esteja próximo de sua equipe. Para que no dia a dia ele entenda o que realmente motiva seu colaborador e, dessa forma, consiga distribuir funções e responsabilidades adequadas para cada perfil de funcionário.

 

Esse tipo de estratégia, impactará positivamente na performance do time, afinal, um trabalho feito com mais prazer e vontade certamente trará melhores resultados. Selecionamos mais benefícios que podem surgir a partir do momento em que os gestores entendem a importância e passam a fornecer reforço positivo. Confira os principais deles!

 

Aumento do desempenho e da produtividade

feedback é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de pessoas e equipes. No entanto, muitos gestores negligenciam a ação, o que pode levar à insatisfação o time de colaboradores e, consequentemente, ao baixo desempenho. Portanto, tenha em mente que reconhecer ações e comportamentos positivos será importante para elevar a autoestima do funcionário, que buscará ter novas atitudes para reforçar os elogios. Com isso, ele também se sentirá mais confiante para contribuir com novas ideias, além de mais engajado a aprender novos conteúdos e funções. Ele ainda entenderá que "tomou as rédeas de sua carreira" e sua responsabilidade aumentará, bem como seu comprometimento e nível de produtividade.

 

Promoção de um ambiente de trabalho mais positivo e também de senso de valor

Ao receberem um agradecimento ou serem beneficiados (seja financeiramente, seja com qualquer outro tipo de recompensa) como resultado de alguma ação importante para a companhia, os funcionários sentem que seus esforços são, de fato, reconhecidos. A equipe percebe que há uma cultura de valorização e incentivo dentro do grupo e isso cria uma atmosfera positiva e colaborativa no local de trabalho, além de reforçar a ideia de que todo esforço por mais capacitação e melhor desempenho é vital para o negócio.

 

Referência: Portal e-Learning Industry

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading