Como usar reforço positivo no e-Learning

Muitos benefícios podem surgir a partir do momento em que os gestores passam a fornecer reforço positivo. Saiba como fazê-lo pelo e-Learning.

 

No post A importância do reforço positivo, tratamos dos motivos pelos quais vale a pena investir em feedbacks e reconhecimento de funcionários. Os benefícios são muitos: aumento de desempenho, autoconfiança e produtividade, promoção de um ambiente de trabalho mais positivo e também de senso de valor. Mas você sabe exatamente como estimular esse tipo de ação em cursos em formato e-Learning? Sim, é perfeitamente possível. Confira como!

 

Deixe claros objetivos e metas: para atingir ou determinar algum comportamento, por exemplo, estimular o trabalho em grupo para a criação de novos produtos ou então melhorar a performance do time de atendimento, é preciso definir claramente objetivos do seu curso e-Learning, caso contrário, seus colaboradores ficarão perdidos ou frustrados. Quando seu time sabe exatamente o que é esperado dele, fica mais fácil ter sucesso com os resultados.

 

Ofereça feedback positivo e construtivo: reconhecer ações e comportamentos positivos é de extrema importância, mas esse feedback positivo precisa ser verdadeiro. Isso será bom para a autoestima do colaborador, que buscará ter novas atitudes para reforçar elogios e prêmios e poderá contribuir para que feedbacks corretivos sejam interpretados de forma mais amistosa. É preciso criar oportunidades para demonstrar esse reconhecimento. Durante um treinamento que tenha como base Gamification, por exemplo, você pode estimular o time com um ranking elaborado a partir das competências e da performance dos competidores.

 

Tenha certeza de que seu curso interessa à audiência: em tempos de muita informação e pouco tempo, o colaborador precisa sentir de imediato que aquele conteúdo apresentado no e-Learning vai agregar valor para sua vida pessoal e profissional. Reforço positivo só funciona quando faz sentido para quem fornece e recebe. Como fazer isso?  Considere customizar seu treinamento online para criar uma conexão emocional entre o conteúdo e seus colaboradores. Veja alguns exemplos aqui.

 

Para garantir uma estratégia de aprendizado sob medida para a sua organização, além de efetividade na aplicação do e-Learning e do melhor conteúdo para informar e engajar seus colaboradores, conheça mais soluções do Estúdio de Conteúdos da MicroPower.

 

Referência: Portal e-Learning Industry


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading