A diferença entre treinamento, ensino e aprendizagem

Entendendo as características de cada modelo para planejar metas de aprendizado mais apropriadas

Já tratamos das características da aprendizagem formal e da informal em um post anterior, mas não chegamos a abordar as diferenças entre treinamento, ensino e aprendizagem. Como para planejar metas de aprendizado apropriadas é importante compreender as especificidades de cada um deles, neste post, iremos ajudá-lo com esses conceitos. 

Selecionamos algumas ideias do livro e-Learning no Brasil: retrospectiva, melhores práticas e tendências, de Francisco Antonio Soeltl, presidente da MicroPower e da comunidade Learning & Performance Brasil. Confira!

A figura apresentada por Soeltl demonstra a relação entre ensino, treinamento e aprendizagem. “O treinamento se refere a uma mudança nas competências e o ensino como uma mudança no conhecimento. A aprendizagem é um processo em que se adquirem novas competências e conhecimento com o objetivo de se melhorar o desempenho”, aponta o autor com base em conceitos apresentados por Elkington (2002) e (Rosenberg (2001).

Basicamente, o ensino tem como foco comunicar conceitos, conhecimentos gerais, enquanto o treinamento é usado para a transmissão do processo ou técnica. Por exemplo, você pode abordar a importância de determinada competência, como o foco em resultados, por meio do ensino (o que envolve o desenvolvimento dessa competência, benefícios, ações diárias que promovam a melhora na performance) e pelo treinamento transmitir técnicas de vendas (no caso de ações com a área comercial) ou os comandos para o uso de um sistema operacional. Ambos resultam em aprendizagem e impactam nos resultados de uma organização, já que influenciam o desempenho do time de colaboradores.

Para fazer uma melhor gestão de aprendizagem em sua empresa (alocação e gerenciamento de recursos de treinamento, criação de cursos sob medida, disponibilização de conteúdos online, registro de resultados obtidos pelo colaborador em exercícios e avaliações, emissão de relatórios e certificados, entre outras ações) conheça o MicroPower Performa, solução desenvolvida pelos especialistas da MicroPower, que também integra a gestão de objetivos, desempenho, competências e sucessão e carreira. Para saber mais informações, entre em contato conosco!

Referência: e-Learning no Brasil: retrospectiva, melhores práticas e tendências, de Francisco Antonio Soeltl.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading