O uso de cores no e-Learning

Os tons que irão ajudá-lo a fisgar seus colaboradores

 

Não há dúvidas: as cores transformam qualquer material de treinamento, principalmente, no e-Learning. Elas influenciam nossas percepções, por isso podem facilitar a leitura, a compreensão de conceitos e até a retenção do conteúdo.

 

Cores quentes como vermelho e laranja estimulam e energizam nossos sentidos; enquanto cores frias, como azul e verde transmitem a sensação de serenidade, segurança e equilíbrio. Conhecer o impacto que essas cores podem provocar nos participantes de seus cursos, pode ser o segredo para fisgá-los de vez!

 

Assim, os profissionais envolvidos com a criação de conteúdo devem ter bastante atenção ao escolher os tons que ajudarão a “dar cara” ao material ao lado de imagens, tipografia, vídeos e outros elementos. Para tanto, uma aulinha básica de psicologia das cores pode ajudar. Confira as dicas que selecionamos para você!

Cores quentes = estimulantes / Cores frias = calmantes

 


Cores frias: priorize-as em seus treinamentos


As cores frias são sem dúvida as mais indicadas para compor materiais de treinamento. Isso porque, elas acalmam emoções, aumentam a capacidade de concentração da mente e aguçam a criatividade.

 

Conforme pode ser observado na tabela de cores, a gama de cores frias é bastante variada. Seus tons nos remetem principalmente a elementos da natureza, água, espaço, céu. Quando usadas em treinamentos:


  • Transmitem profissionalismo e segurança;
  • Facilitam a leitura, já que deixam o design do material mais nítido;
  • Deixam a mente mais serena, o que ajuda no processo de retenção do conteúdo;
  • Sugerem precisão e foco;
  • Ajudam os colaboradores a tomar decisões.

 

Como usá-las

 

Não pense em criar materiais compostos apenas por cores frias. Pelo contrário, elas devem ser usadas em contraste com cores quentes (estimulantes) para proporcionar harmonia e deixar o conteúdo mais dinâmico e envolvente. Você pode, por exemplo, utilizar as cores quentes para destacar as ideias principais ou elementos mais importantes. 


Algumas ideias de composição: o azul pode ser combinado com tons mais quentes, como rosa, vermelho ou laranja, para criar um visual de impacto; já o roxo pode ser combinado com o azul para fazer com o que colaborador se sinta mais calmo e com o vermelho para ele ficar mais estimulado; evite a combinação de vermelho com verde, pois ela dificulta o entendimento de qualquer coisa na tela. Com o verde, opte por tons de roxo, azul, rosa ou amarelo.

 

Referência: SHIFT eLearning Blog.

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter

Pingbacks and trackbacks (1)+

Loading