Por um e-Learning acessível

Benefícios conquistados pelas organizações que trabalham pela acessibilidade do aprendizado

Em um mundo ideal, todas as pessoas teriam acesso à educação, ao aprendizado. No entanto, a realidade é bem diferente. Quando tratamos do tema e-Learning então, entramos em questões bem delicadas, como dificuldade de acesso a tecnologias, à internet, além de controle e restrição.

Por isso, se sua empresa pode proporcionar capacitação ao time de colaboradores, por que não investir na força de sua mão de obra? Afinal, quando uma organização adota programas de treinamento, ela trabalha principalmente por um mercado mais capacitado, com profissionais de peso, integração, inclusão social e, claro, melhores resultados.

Selecionamos alguns dos benefícios conquistados pelas organizações que procuram viabilizar o conhecimento, isto é, trabalham pela acessibilidade do aprendizado. Confira os tópicos principais e inspire-se!

Círculo virtuoso: engana-se quem pensa que são beneficiados apenas os participantes do e-Learning. Com o aprendizado e a retenção do conhecimento, os colaboradores passam a aplicar as ideias de aperfeiçoamento em suas rotinas, otimizando processos internos; outro fator positivo é a diminuição da rotatividade de funcionários, isto é, a empresa não precisa investir em novas contratações e mais treinamentos; e, ainda, os clientes passam a receber consultoria e não simplesmente atendimento de uma equipe melhor qualificada e engajada pelo negócio; a empresa torna-se competitiva com relação à concorrência, entre tantos outros benefícios.

Valor para a organização: a empresa que investe na capacitação do time, agrega valor à sua marca e, ao criar acessíveis programas de treinamento online para diferentes públicos, ela também demonstra sensibilidade e responsabilidade social. Sem contar o fato de que consegue fazer com que o conhecimento alcance um público muito mais amplo. 

Sem fronteiras: uma organização que investe na disseminação do conhecimento, quebra barreiras, integra ideias e proporciona a multiplicação do conhecimento. No passado, muitos aprendizes eram levados a outros países para que pudessem conhecer outras culturas e passar por novas experiências de aprendizado. Com as inovações tecnológicas e a popularização da internet, surgiram novas oportunidades de integração. O e-Learning aproxima as pessoas e abre espaço para trocas. Por comunidades de aprendizado, redes sociais corporativas, fóruns, entre outros veículos, é possível ler conteúdos completos sobre temas variados, acompanhar debates de especialistas ao vivo, fazer perguntas e esclarecer conceitos.

Referência: Portal e-Learning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading