e-Learning: como trabalhar com fóruns

Os fóruns melhoram a experiência de aprendizado porque estimulam a participação ativa do time

De acordo com estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a internet chegará a 3,2 bi de usuários até o fim de 2015. Cada vez mais, as pessoas têm necessidade de se manterem conectadas, informadas, seja por portais de notícia, seja por redes sociais. E esse pode ser um grande gancho para o profissional de treinamento e desenvolvimento. Sabe como? Você pode aproveitar a oportunidade para envolver seus colaboradores e engajá-los a participar de seus treinamentos.

Uma boa referência para esse trabalho de engajamento é o post Como tornar o e-Learning colaborativo, no qual damos algumas dicas simples de como estimular a participação do time nos treinamentos. 

No texto de hoje, trataremos especificamente dicas de como integrar fóruns a seus cursos em formato e-Learning. Os fóruns permitem aos participantes dos cursos se conectarem e até produzirem material, o que acelera o processo de aprendizado e favorece a retenção do conhecimento. 

Boa leitura e bom trabalho!

Escolha a plataforma ideal
Antes de começar a desenvolver sua estratégia instrucional, você precisa decidir que tipo de veículo online é mais indicado para sua estratégia de comunicação com o time. Ao escolher uma plataforma online, pense sobre os objetivos do e-Learning e as necessidades da audiência. Por exemplo, se sua intenção é postar artigos e receber comentários dos colaboradores ou até pedir que eles mesmos criem textos e levantem temas para discussões online, então um blog pode ser a solução ideal. Agora se o time parecer um pouco relutante para aderir a uma plataforma mais encorpada, considere apenas a criação de comunidades relacionadas ao conteúdo nas redes sociais com as quais eles estão mais familiarizados, como Facebook ou LinkedIn.

Inclua links para recursos interativos
Você pode tornar seus fóruns bem mais interessantes incluindo links para vídeos do YouTube, podcasts online e artigos em sites interessantes. Esses elementos multimídia irão envolver e inspirar os seus alunos. Você também pode conectar novos conteúdos a materiais já estudados anteriormente, de modo que seus colaboradores possam refrescar a memória e testar o progresso do aprendizado.

Seja um bom mediador e incentive a troca de ideias
Os fóruns servem justamente para a troca de conhecimento. Como facilitador dos debates, você deve incentivar a comunicação entre as pessoas, mas atuar como um mediador, ou seja, propor uma ideia inicial e deixar que eles mesmos avaliem e discutam prós e contras; incentivar que os participantes compartilhem suas habilidades e conhecimentos com os outros, sem julgamentos ou interrupções; instigar perguntas, sugerir novas abordagens e novos tópicos.

Referência: Portal e-Learning Industry


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading