e-Learning: como descrever objetivos em treinamentos

Os objetivos devem ter como foco o colaborador e não o instrutor de treinamento

O que você quer de seus colaboradores? O que você pretende que eles realizem ou conquistem (mudanças, melhorias, habilidades) a partir de seus treinamentos? As respostas para essas perguntas conduzirão os objetivos de seus treinamentos e pouparão tanto a perda de tempo quanto a de energia.

Os objetivos não equivalem a um bloco de frases sem relação; eles ainda devem ter como foco o colaborador e não o instrutor. Começou a ter uma noção de como elaborar os objetivos de seus treinamentos? Então confira a seleção de ideias que fizemos para você apresentar objetivos de uma forma clara e, principalmente, interessante. 

Simples compreensão

Os objetivos devem fazer com que os colaboradores relacionem o conteúdo com suas necessidades. Dessa forma, eles visualizarão o resultado da aprendizagem e se sentirão engajados a acompanhar o treinamento até o fim.

Por resultado de aprendizagem entende-se aquilo que a audiência será capaz de alcançar depois de participar do treinamento. Lembre-se de que objetivos bem-escritos descrevem resultados e não atividades ou tarefas; em vez de descrever o conteúdo do curso nos objetivos, detalhe aquilo que os participantes serão capazes de realizar.

Antes de escrever objetivos, pense a partir da perspectiva do aluno. Entenda suas necessidades e aspirações; considere ainda as demandas de suas funções para que, dessa forma, consiga saber exatamente quais são as competências que necessitam para obter êxito em seus deveres profissionais.

Foco no colaborador

Conforme adiantamos, os objetivos de aprendizagem devem se concentrar no colaborador e não o instrutor: o que os participantes podem demonstrar enquanto estiverem em treinamento; quais as atividades que eles poderão aprimorar no ambiente profissional; resultados que obterão a partir dos conhecimentos adquiridos.

Além disso, o objetivo bem-definido deve sempre especificar que tipo de comportamento, compreensão ou performance é esperado do colaborador.

Objetivos específicos

Não forneça objetivos gerais, pois eles podem soar demasiadamente vagos. Metas sem definição não terão impacto direto em seu colaborador. Determine objetivos exatos, que esclareçam os efeitos mais imediatos que os participantes de seus cursos terão após a conclusão dos mesmos. Com objetivos específicos, será mais fácil para os colaboradores compreenderem melhor o conteúdo e digeri-lo.

Referência: SHIFT eLearning Blog


Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading