O mobile learning já faz parte do aprendizado de agora e do futuro

A possibilidade de acesso às informações de forma simples, em qualquer lugar e qualquer momento, expande ainda mais a oportunidade de aprendizagem

Graças à internet e às novas tecnologias, vivenciamos hoje um aprendizado multiplicador e sem fronteiras. O que antes estava restrito a um pequeno público, agora pode ser compartilhado e criado por quem faz parte do processo – o colaborador. 

A tecnologia móvel está mudando a maneira como vivemos e aprendemos. De acordo com a Unesco, há mais de 6 bilhões de pessoas com acesso a um dispositivo móvel conectado e, para cada pessoa que acessa a internet a partir de um computador, duas pessoas acessam por dispositivos móveis.

Conforme o especialista Nick van Dam destaca na obra 25 Melhores práticas em aprendizagem e desenvolvimento de talentos, “o aprendizado informal acessado em qualquer local e a qualquer hora tem eclipsado a aprendizagem formal em frequência, tempo alocado e foco” e, obviamente, um dos gatilhos é a popularização dos smartphones e tablets. 

O mobile learning já é tendência crescente nas organizações, uma vez que só aumenta o número de colaboradores que utilizam seus dispositivos móveis para aprender, trabalhar e expandir seus horizontes. Cada vez mais, aprendizado e trabalho terão um grande grau de integração.

Além de mobile learning, Nick van Dam aponta que o aprendizado do futuro (próximo) também inclui o lançamento de redes, comunidades e até organizações 3D virtuais comparáveis ao Second Life (mundo virtual 3D focado em relações sociais e controlado por seus residentes). “Novas aplicações da inteligência do aprendizado incutirão informações e objetos de aprendizagem nas pessoas com base em perfis de conhecimento individual que serão automaticamente atualizados”, o especialista acrescenta.

Elementos comuns de todos esses recursos: a construção do aprendizado social, de relacionamentos e redes sustentáveis, além do desenvolvimento individual, amparados por tecnologia de ponta. “Os grupos darão um passo à frente do mundo virtual e de seus dispositivos digitais para dedicar tempo à reflexão, maximizar a competência dos talentos individuais e coletivos, construir relacionamentos e redes sustentáveis”, completa Nick van Dam. 

Se sua empresa busca alta performance e novos recursos para a capacitação do time de colaboradores, acesse o site da MicroPower e confira nossas soluções. De plataformas para integrar gestão de performance e o desenvolvimento de talentos a soluções de Gamification e, claro, nosso mais novo produto: o aplicativo MicroPower Performa Mobile, que facilita o acesso de forma ágil e prática aos treinamentos, avaliações, testes e biblioteca de arquivos disponibilizados por sua organização no MicroPower Performa.

Referência: 25 Melhores práticas em aprendizagem e desenvolvimento de talentos, de Nick van Dam

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading