Desafio do mobile learning: entregar ao colaborador aquilo que ele realmente quer

Importantes providências ao elaborar uma estratégia de aprendizado mobile

Quando bem-feita, planejada e implementada de acordo com as necessidades e possibilidades do negócio e dos colaboradores, a aprendizagem móvel traz diversas vantagens para ambos – aumento de produtividade, satisfação, qualidade de vida e melhorias em produtos e serviços são apenas algumas delas. 

Esse tipo de aprendizado também permite que os colaboradores já acostumados com tecnologias possam aplicar de maneira mais rápida os conhecimentos adquiridos em suas práticas diárias. Dessa forma, o aprendizado flui e rapidamente os resultados são observados no negócio.

De acordo com o relatório In-Focus referente ao uso de mobile learning no ambiente corporativo, a aprendizagem móvel está em plena ascensão – sete em cada dez empresas adotam soluções de aprendizagem móvel. Essa revolução mobile vem sendo impulsionada justamente pelos colaboradores mais “modernos” (aqueles que se adaptam mais facilmente às mudanças) que já aceitaram o desafio e perceberam que o futuro de fato é mobile.

Importantes ações ao elaborar sua estratégia de aprendizado mobile: 

1 | Avaliar se todo o time de colaboradores realmente possui dispositivos móveis em boas condições para o uso de aplicativos e acesso à internet e, se essa não for a realidade de seus colaboradores, estudar a possibilidade da organização oferecer os dispositivos (parcerias com outras empresas que forneçam smartphones e tablets/planos de dados podem facilitar a ação).

2 | Quais são os conteúdos que mais interessam ao seu time? Pesquisas e muito diálogo, tanto com líderes quanto com o pessoal, ajudarão a entender que tipo de conteúdo será útil aos colaboradores, aquilo que otimizará seus processos e eliminará burocracias desnecessárias. Além disso, será importante compreender de onde e quando essas pessoas acessam o conteúdo e o que elas preferem: vídeos, podcasts, microtextos, imagens, avaliações, pesquisas em sites.

3 | Investir no melhor design é importante, mas o aplicativo também deve ser funcional. O colaborador precisa se sentir à vontade para mexer na ferramenta, pois a navegação intuitiva será fundamental para que o colaborador não abandone os treinamentos, indique as facilidades do aplicativo para os colegas e transforme o acesso esporádico em prática constante.

Tome nota das principais razões que motivam grande parte das pessoas a aderir ao aprendizado mobile:

  • Ser capaz de fazer seu trabalho mais rápido e melhor
  • Desenvolvimento pessoal
  • Mais chances de crescimento profissional
  • Adquirir certificação profissional
  • Aumento da remuneração
  • Manter-se em contato com novas tecnologias
  • A competição amigável com os colegas do escritório

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Referência: Portal eLearning Industry

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