Podcast: uma solução educacional prática e eficaz para sua equipe

A principal vantagem do podcast é sua flexibilidade: o formato permite que o ouvinte acompanhe o conteúdo enquanto se locomove ou realiza outras atividades

Com origem em meados dos anos 2000, os podcasts – junção de “iPod” com “broadcast” (transmissão, em inglês) – sempre fizeram parte da vida digital. Populares nos Estados Unidos, eles foram chegando de mansinho no Brasil até conquistarem grande espaço com a popularização dos smartphones. Conforme dado fornecido pela consultoria GfK ao blog Link, do Estadão, 111 milhões de aparelhos foram vendidos no país entre janeiro de 2013 e outubro de 2015.

O que antes ficava restrito a um pequeno grupo com acesso às novas tecnologias, hoje está nas mãos da maioria. Basta acessar um site ou aplicativo e a mágica começa! Então por que não aproveitar essa ferramenta bastante eficaz para que seu time utilize como forma de treinamento? Os podcasts são soluções educacionais práticas, bastante úteis enquanto as pessoas estão se locomovendo ou realizando outras atividades, como lavar louça ou cuidar das plantas.

Confira algumas dicas para tornar seus podcasts mais interessantes!

Faça reuniões de pauta – faça reuniões de pauta para levantar os principais temas e ideias que podem ser abordados, unindo aquilo que é mais importante (e até denso) ao que tem tom mais leve. As gravações devem ser bem naturais, dinâmicas e ter linguagem simples (fuja do rebuscado).

Crie um “script” – não é necessário escrever cada vírgula do seu conteúdo (isso poderia tornar o treinamento mecânico demais), mas é importante seguir um passo a passo para não se atrapalhar no momento da gravação, o que faria com que o leitor perdesse totalmente o interesse. Se o seu forte não é planejamento, ao menos destaque os pontos principais e a ordem em que eles serão abordados.

Pense na trilha sonora – a trilha irá compor a atmosfera do seu treinamento, ela ajuda a reproduzir o clima da gravação, mesmo que você não esteja trabalhando com uma ficção. Efeitos sonoros farão com que a audiência fique mais conectada ao que está sendo transmitido e ajudarão a destacar as informações mais importantes de seu treinamento.

Dissemine o conteúdo – além de disponibilizar o conteúdo na Universidade Corporativa de sua empresa e divulgá-lo na própria universidade, além de murais, por e-mails e outros veículos, você deve garantir que seu time consiga ter acesso ao material estando online ou off-line, na empresa ou em qualquer outro lugar. Hoje, mobilidade e acessibilidade são elementos essenciais para que podcasts caiam nas graças da audiência.

Para garantir o sucesso de seus podcasts, você precisa de uma ferramenta completa e de profissionais altamente qualificados para entender as necessidades de seus colaboradores. De plataformas para integrar gestão de performance ao desenvolvimento de cursos sob medida, a MicroPower tem a melhor solução para a sua empresa. Nosso aplicativo MicroPower Performa Mobile facilita o acesso a treinamentos, que podem ser disponibilizados em diferentes formatos, incluindo podcasts. Entre em contato com nossos especialistas para mais informações!

Referências: Estadão e Portal eLearning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading