Como implementar o Blended Learning

Para uma implementação de excelência, realize planejamento detalhado, combine algumas das melhores práticas de aprendizagem e fique atento às ferramentas de suporte

O Blended Learning ou aprendizado híbrido designa a forma de aprendizado em que os cursos são ministrados por meio da fusão de ensino a distância e presencial. Ele só foi possível graças ao avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação, que proporcionaram a colaboradores e instrutores, entre outras vantagens, mais flexibilidade e autonomia. 

Para implementá-lo em sua organização, você deve pensar em fazer um bom planejamento, combinar algumas das melhores práticas de aprendizagem e ficar atento às ferramentas de suporte ao aprendizado e desempenho. Confira algumas dicas que selecionamos para ajudá-lo nessa missão!

Estabeleça metas e expectativas
Você deve ter uma ideia clara das tecnologias de aprendizagem que deseja utilizar, bem como a forma que irá utilizá-las. Vai precisar de laptops, smartphones, boa conexão à intenet? Então programe-se! E como você espera que seus colaboradores usem a tecnologia de aprendizagem para melhorar o desempenho? Defina esses e outros detalhes em seu plano de treinamento, antes de começar a divulgar seu novo programa de Blended Learning. Seus colaboradores devem saber a finalidade de cada ferramenta de tecnologia disponível e como aproveitar tais ferramentas da melhor maneira possível.

Fique de olho nas necessidades e preferências do time
As necessidades e preferências dos colaboradores devem ser encaradas como prioridade. Por isso, envie pesquisas, realize entrevistas, observe-os no trabalho para descobrir o que eles precisam para sair da experiência de treinamento corporativo preparados para aplicar todos os conceitos de forma prática. Verifique se eles estão familiarizados com as tecnologias que pretende adotar ou já estão sendo adotadas? O que eles preferem e a que são mais resistentes no plano de Blended Learning? O que facilitaria o aprendizado e o acesso ao aprendizado?

Desenvolva avaliações 
Por meio de avaliações, conseguimos checar se um colaborador realmente está absorvendo o conteúdo ou se ele deve ter mais apoio. É claro que o desempenho do trabalho é um bom indicador da eficácia do Blended Learning, mas essa não deve ser a única ferramenta. Exames de múltipla escolha, simulações, jogos e outros tipos de avaliações e métodos de acompanhamento devem fazer parte de sua estratégia para medir ou estimar os níveis de compreensão e o conjunto de habilidades da audiência.

Invista em uma tecnologia que suporte o aprendizado
Sua tecnologia de aprendizagem deve caber perfeitamente no seu plano de formação e oferecer aos funcionários cenários interativos, simulações e outros exercícios para melhorar a experiência de treinamento. Os objetivos de performance e aprendizado devem ser a principal preocupação, por isso, invista em um sistema que permita a gestão integrada de atividades de aprendizado, desenvolvimento e performance. 

O MicroPower Performa LMS (Learning Management System) realiza exatamente isso, ou seja, trabalha de forma integrada a Gestão do Aprendizado com os módulos de Gestão de Performance, Gestão de Objetivos, Gestão de Desempenho, Gestão de Competências e Gestão de Sucessão e Carreira. Para saber mais informações, entre em contato com nossos especialistas.

Referência: Portal e-Learning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading