Como o e-Learning pode ajudar a construir poderosas comunidades de aprendizado

Indivíduos de comunidades de aprendizado compartilham valores e não há uma maneira melhor para promover o aprendizado em uma organização do que trabalhar o fortalecimento dessas comunidades

As comunidades do aprendizado ou conhecimento funcionam como uma rede voltada à alta performance das organizações. Conforme destacamos no post Comunidades do Aprendizado, elas proporcionam o intercâmbio de informações e ajudam no processo de retenção de conhecimento e aplicação efetiva no negócio, pois viabilizam a comunicação entre as pessoas, ou seja, a troca de ideias, conceitos e conhecimentos em tempo real.

Para manter a colaboração dos colaboradores, você precisa ter certeza de que conhece seu público-alvo; há metas e objetivos claramente definidos desde o início das atividades de e-Learning propostas; sua organização tem uma forte presença online; regras de etiqueta foram estabelecidas e são respeitadas por todos nas discussões; a troca de informações é dinâmica e respostas são dadas de maneira direta e rápida às perguntas online.

No post de hoje, trazemos algumas dicas para você pode fazer do e-Learning uma arma poderosa em favor das comunidades de aprendizado, ativando o engajamento, a confiança e a motivação dos colaboradores no ambiente online. Tome nota!

Prazer em conhecê-lo! 
Uma das mais simples e efetivas atividades que você pode realizar são bate-papos online de apresentação do curso e-Learning. Primeiro, você precisa se apresentar e pedir que seus colaboradores também se apresentem de forma breve (com nome, atividade realizada e, claro, o que esperam do curso). Encoraje-os a interagir entre si, por meio de comentários e questões. Dessa forma, você estabelecerá uma comunicação inicial entre a audiência, fortalecendo a sensação de confiança.

Quebra-gelo para começar
Com blended learning fica muito mais fácil criar atividades para quebrar o gelo da turma antes que o curso seja de fato iniciado. Isso ajudará a fazer o “aquecimento” da equipe, que já vai começar a se conhecer, interagir e estabelecer relações conforme seus interesses.

Games sempre funcionam
Os jogos promovem o estreitamento das relações, a formação de equipes e ainda favorecem a retenção do conhecimento ao mesmo tempo que engajam e entretêm os participantes. Jogos interativos e divertidos permitem que a audiência desenvolva novas habilidades, demonstre seus conhecimentos, entenda aquilo que precisa ser trabalhado e trilhe seu próprio caminho em busca de objetivos maiores. 

Conferências online para reunir talentos
Organizar uma conferência online pode ser uma ótima maneira de construir uma comunidade de aprendizagem. As conferências podem durar um dia ou semanas e contar com apresentações interativas, vídeos streaming, broadcast, chats ao vivo – recursos que permitem a criação de redes e o compartilhamento de recursos e informações. 

Follow up online
Entre os módulos de seu curso e-Learning, você pode organizar reuniões online de curta duração com os colaboradores para entender o que eles estão achando do curso, o que já aprenderam, reforçaram, enfim, perguntar e responder aquilo que é interessante para o alinhamento da estratégia de aprendizado e aprimoramento de método e material. 

Referência: portal eLearning Industry

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading