Por que investir em treinamento de liderança?

Um bom (ou mau) gestor afeta a performance de sua equipe, o que inevitavelmente é refletido nos resultados da organização

As organizações que investem em treinamentos e capacitações de liderança conseguem reter colaboradores e reduzir os custos de recrutamento e seleção. Isso porque o líder é responsável por engajar outros profissionais do time, ouvi-los e saber administrar os interesses e as potencialidades de cada um em favor do negócio.

Líderes ainda definem estratégias, criam oportunidades para grandes talentos, são responsáveis por manter a qualidade do trabalho da equipe, garantir que normas e procedimentos estejam sendo cumpridos. Dessa forma, fica evidente que treiná-los e integrá-los ao DNA do negócio é vital. Portanto, se sua empresa não direciona esforços para o desenvolvimento e a capacitação desses profissionais de peso, pode estar cometendo um grande erro. 

Um grande erro mesmo! Afinal, não é porque esses profissionais contam com excelente formação e experiência, que não devem participar de treinamentos. Por conta dessa postura corporativa, muitos líderes acabam tornando-se isolados, não conseguem ter acesso ao que realmente acontece em suas equipes e na organização e até acabam por errar na estratégia, na condução das ações e no trato com as pessoas. 

Vale lembrar que um bom (ou mau) gestor afeta a performance de seu funcionário, o que inevitavelmente é refletido nos resultados da organização. Assim, avalie a taxa de rotatividade dos funcionários em sua organização; observe como é o envolvimento dos funcionários com a cultura organizacional e como anda a reputação da empresa (no escritório e no mercado); reflita o quanto seu time está disposto a avançar/inovar; números são importantes, portanto, acompanhe os resultados.

Se suas respostas para os itens citados acima não são tão animadoras, significa que sua empresa já pode estar sentindo os efeitos da falta de uma liderança forte e eficiente. A boa notícia é que esse não é um quadro irreversível. Com uma estratégia de treinamento adequada, você pode fazer seu negócio caminhar novamente na direção correta.

No post Formando Líderes, falamos de como funciona um programa de desenvolvimento de liderança estendido, ou seja, pautado por aprendizagem pré-programa e aprendizagem pós-programa. Relembre algumas ideias do especialista Nick van Dam e tente aplicá-las em sua organização. 

Referências: eLearning Industry e 25 melhores práticas em aprendizagem e desenvolvimento de talentos, de Nick van Dam.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading