Project Based Learning

Invista em diferentes metodologias de aprendizagem: o Project Based Learning (PBL) possibilita aos colaboradores a oportunidade de expandir conhecimentos e desenvolver novas competências por meio da resolução de desafios reais

Há diferentes metodologias de aprendizagem utilizadas pelas empresas para alavancar o desempenho da equipe e aprimorar os negócios. Elas podem ser usadas em diferentes momentos, dependendo da finalidade do grupo e funcionam muito bem quando combinadas.

Aqui no blog MP já apresentamos o modelo 70/20/10, que propõe que 70% do aprendizado provém de experiências próprias, ou seja, realizando as atividades; 20% do aprendizado provém de interações com colegas, especialistas e superiores, ou seja, através do aprendizado social; 10% do aprendizado provém de realizações de cursos, sejam eles online ou presencias.

Também destacamos o Blended Learning (fusão do ensino a distância ao presencial) em diversos textos. Destaque para a publicação "Como implementar o Blended Learning", em que detalhamos como uma empresa deve fazer seu planejamento (metas e expectativas, investimento em tecnologias e avaliação de necessidades do time) para implementar um projeto de aprendizado híbrido.

Hoje, vamos apresentar a metodologia Project Based Learning (PBL) – aprendizado baseado em projetos, que dá aos colaboradores a oportunidade de expandir seus conhecimentos e desenvolver novas competências por meio da resolução de desafios reais no ambiente que estão inseridos, propondo soluções para problemas e também inovações.

O PBL estimula o trabalho em grupo colaborativo, pois incentiva os alunos a compartilharem suas experiências, ideias e, claro, informações necessárias para chegar a resolução do problema que está sendo pesquisado ou de uma nova proposta estudada.

Como ele funciona? Os colaboradores são reunidos em grupos e todos planejam, organizam e executam o projeto. Enquanto o gestor ou instrutor os orienta e acompanha a evolução de suas questões e o aprimoramento de suas competências.

O Buck Institute for Education, uma associação norte-americana especializada em disseminar a metodologia de Project Based Learning, desenvolveu um infográfico e um vídeo (versão em inglêsversão em português traduzida pela Universidade Católica de Portugal) que explica como funciona um programa de aprendizagem baseado em projeto. Confira o material e aguarde novos posts que publicaremos sobre o método!



Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading