Elementos essenciais em um Project Based Learning

Confira o que não pode faltar quando você decidir implementar esse método de aprendizado em sua organização

Se você está buscando uma maneira de deixar seu e-Learning mais interativo e imersivo, então leia este post para saber como enriquecer seus treinamentos tendo como base um Project Based Learning (PBL).

Já fizemos um texto dedicado ao tema Project Based Learning, no qual abordamos sua metodologia e funcionamento. Hoje, destacaremos suas características principais e o que não pode faltar quando você decidir implementar esse método de aprendizado em sua organização. Confira!

Um problema, desafio ou questão a ser respondida – Todo Project Based Learning (bem como as atividades que esse tipo de iniciativa propõe) deve ser pautado por uma questão central, desafio ou problema a ser resolvido. Esse problema não deve exigir muito dos colaboradores, mas também não pode ser algo muito simples. É preciso estar no meio termo para conseguir proporcionar um nível suficiente de desafio para o aluno e, assim, capturar sua atenção.

Metas de aprendizagem – Todo projeto deve apresentar metas de aprendizagem (conjuntos de habilidades) que seu colaborador precisa desenvolver. As atividades de Project Based Learning devem se concentrar em atividades de autogestão e pensamento crítico para ajudar que o colaborador chegue a sua própria solução.

Relevância e carga de realidade – Conforme mencionamos no post Project Based Learning, o aprendizado baseado em projetos dá aos colaboradores a oportunidade de expandir seus conhecimentos e desenvolver novas competências por meio da resolução de desafios reais no ambiente em que estão inseridos. Portanto, além de oferecer ferramentas e conceitos pautados em experiências reais, obrigatoriamente, suas atividades devem incluir a resolução de problemas ou questões que de fato estão relacionadas ao dia a dia do colaborador e da organização.

Liberdade de escolha – Os colaboradores precisam de liberdade para fazer suas próprias escolhas, baseadas em suas próprias estratégias, métodos e processo de trabalho.

Feedback e apresentação do processo – Os colaboradores devem ser capazes de dar e receber feedback de todo o processo, apresentando-o publicamente. Isso ajudará a ampliar o repertório sobre o tema estudado e a revisitar as etapas mais importantes do processo de aprendizado. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Loading