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Universidade Corporativa Ampliada - Inovação, Produtividade e Competitividade com Sustentabilidade

GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL HUMANO

1. Recrutamento & Seleção por Competências / Valores
As contratações são feitas segundo estratégias de captação e seleção, alinhadas aos objetivos de negócios e crescimento da empresa, identificando de forma assertiva os profissionais com as competências requeridas para, prontamente, atenderem aos desafios e agilizando sua integração no ambiente de trabalho, em função de seus valores serem compatíveis com a cultura organizacional.


2. Objetivos/Metas
O estabelecimento de Objetivos/Metas desafiadores e alinhados às estratégias estrutura a base do planejamento das organizações, assim, sua definição deve ser eSpecífica, Mensurável, Atingível, Relevante e no Tempo estabelecido, e eles devem ser comunicados de forma clara, desdobrados para todos os níveis da Organização e acompanhados em tempo de corrigir eventuais desvios de rota que possam prejudicar sua realização.


3. Performance Organizacional e Humana
O nível de performance esperado pelos acionistas de uma organização somente será atingido, ou idealmente superado, se as Pessoas que nela trabalham também atenderem ou superarem os níveis de performance que é esperado de cada um, e têm relação direta com a capacidade delas de atenderem aos desafios estabelecidos, sentirem-se motivadas a aplicar de forma efetiva suas competências, receberem feedback permanente de suas realizações, num ambiente de trabalho que propicie o autodesenvolvimento delas, com a infraestrutura que permita que se autorrealizem e atinjam sucesso. Os registros dos destaques do desempenho e a realização do Plano de Desenvolvimento Individual de cada um são práticas que fundamentam o sucesso individual e coletivo.


4. Competências / Valores e Especialidades
Consiste em identificar e conhecer as competências essenciais para os negócios e desdobrá-las para as funções, de forma a desenvolvê-las e mantê-las nos níveis exigidos. Possibilita o melhor aproveitamento do Capital Humano, de acordo com suas aptidões, evidenciando as especialidades essenciais da organização. Assim, as pessoas serão corretamente alocadas, adequadas às tarefas que devem realizar, contando com um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, que permitem a tomada de decisões e a execução das ações com sucesso.


5. Aprendizado Ampliado
As ações de desenvolvimento vão muito além dos treinamentos presenciais, online e simulações, considerados contextos formais de aprendizado, conhecidos como soluções instrucionais, nos quais se adquire e se retém 20% do conhecimento e habilidade necessários para atingir ou superar a performance esperada. Devem contemplar todas as atividades que proporcionam o aprendizado efetivo no contexto informal do trabalho, chamadas de soluções de conhecimento e suporte, e que promovem a aquisição e retenção dos 80% complementares, utilizando-se da gestão do conhecimento com seus repositórios acessíveis por meio das ferramentas de busca, comunidades e redes, especialistas por especialidades, com respectivas agendas para coaching e mentoring, suporte ao desempenho e action learning, conforme apresentado na Arquitetura do Aprendizado e Desempenho.


6. Sucessão & Carreira
Com um ambiente favorável ao autodesenvolvimento, objetivos/metas claramente definidos e comunicados e feedback permanente, a organização oferece as condições necessárias para que as pessoas percebam a perspectiva de crescimento profissional e os requisitos necessários para tanto, estimulando-as a permanecerem na organização. Dessa forma, os profissionais que transbordam os níveis de proficiência exigidos nas funções ou cargos que ocupam e superam, consistentemente, os objetivos/metas estabelecidas encontram na organização em que trabalham as condições necessárias para o seu desenvolvimento profissional.


7. Remuneração Estratégica / Meritocracia
A Remuneração Estratégica ou Meritocrática é a abordagem que auxilia as empresas a desenhar e implementar um modelo de remuneração alinhado aos drivers de geração de valor ao negócio, os quais motivam os colaboradores a atingirem, e idealmente superarem, os resultados e performance esperados, a partir da definição do pacote de remuneração, de acordo com a realidade da organização e das expectativas dos diferentes tipos de colaboradores de que necessita.


FONTES DE CONHECIMENTO

As escolas da universidade corporativa muitas vezes necessitam de apoio externo especializado para a realização de cursos e elaboração de conteúdos. Buscar convênios com instituições renomadas é uma alternativa bastante eficaz do ponto de vista da qualidade e do custo.


SOLUÇÕES CONSULTIVAS


A implantação da Arquitetura da Universidade Corporativa Ampliada, bem como a definição de suas estratégias e metodologias requer conhecimento de negócios e de processos que nem sempre estão disponíveis na organização. Uma consultoria especializada pode aportar o conhecimento necessário, suportar as atividades de implantação e fornecer o respaldo técnico para a validação e o aculturamento das novas metodologias e estratégias adotadas. Além disso, a MicroPower pode ajudar quando a organização tem o conhecimento, mas não a força de trabalho necessária para a implementação precisa dos subsistemas.


BIBLIOTECA LEARNING & PERFORMANCE BRASIL


Com o lançamento do livro Além do e-Learning e a vinda de seu autor Marc Rosenberg ao Brasil, em 2008, a MicroPower iniciou suas ações no sentido de promover a prática da Alta Performance em nosso País. Em 2009, com o lançamento dos livros 25 Melhores Práticas em Aprendizagem e Desenvolvimento de Talentos, de Nick van Dam, e, em 2010, do e-Learning no Brasil – Retrospectiva, Melhores Práticas e Tendências, coordenado por Francisco Antonio Soeltl, foi criada a Biblioteca Learning & Performance Brasil, que se consolidou a partir de 2011 com o lançamento do eBook Desenvolvimento Acelerado de Talentos em Organizações de Alta Performance.
Clique no link abaixo para conhecer e fazer o download dos eBook publicados desde então: www.learning-performancebrasil.com.br/home/biblioteca


SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Para atender a Arquitetura da Universidade Corporativa Ampliada a MicroPower oferece soluções tecnológicas que podem ser utilizadas como serviço, na modalidade Cloud, ou serem instaladas na Intranet de sua Organização.

Logo Performa

MicroPower Performa
O MicroPower Performa é uma plataforma abrangente voltada para a gestão integrada de todos os processos de performance e desenvolvimento humano na organização. O MicroPower Performa é uma plataforma abrangente voltada para gerenciar de forma integrada as informações e os processos de Gestão de Performance (Objetivos, Desempenho e Competências), e Desenvolvimento de Talentos (Aprendizado e Sucessão & Carreira). Trata-se de uma solução modular que facilita a gestão dos ciclos de avaliação de Desempenho das Pessoas em relação aos Objetivos e Competências, o alinhamento e acompanhamento dos Objetivos em relação as Estratégias, e a elaboração e operacionalização dos Planos de Desenvolvimento e Carreira baseados em Competências.


Logo Presence

MicroPower Presence
O MicroPower Presence é uma solução completa para comunicação via Web que transforma a sua maneira de vender, capacitar e se reunir com outras pessoas. É uma tecnologia que permite a realização de vídeo e áudio conferências com total interação entre os participantes, em alta definição e baixo consumo de link na Internet. É a solução ideal para promover eventos com inúmeras pessoas conectadas simultaneamente, com privacidade, dentro de um ambiente coordenado e voltado para atividades em grupo com organização e produtividade.


Logo MediaServices

MicroPower MediaServices
O MicroPower MediaServices foi desenvolvido para o armazenamento e compartilhamento de arquivos via Web. Ele possibilita a gestão e a distribuição de vídeos de acordo com à velocidade de conexão do usuário, e o suporte aos principais protocolos de streaming existentes hoje no mercado para smartphones, tablets e desktops.


Logo OpenMind

MicroPower OpenMind
O MicroPower OpenMind é um sistema de rede social para comunicação e colaboração das Pessoas em sua Organização, independentemente do posicionamento hierárquico, de forma rápida e efetiva, contribuindo para a construção e preservação do conhecimento.


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